domingo, 23 de setembro de 2012

Jogo das Equações

Vou postar hoje o modelo de um jogo bastante simples mais que desenvolve o cálculo e o raciocínio, e pode ser adaptado para diferentes conteúdos. Aqui posto o exemplo que construí com as Equações do 1º grau, mas poderi ser do 2º grau, ou sistemas de equações, frações, decimais, porcentagem, polinômios...enfim, o conteúdo você escolhe.
O jogo funciona assim: Contruir uma quadrado de 40 centímetros, e dividir em 4 quadrados de 10 centímetros. Traçar suas diagonais dos dois lados, dividindo cada quadrado em 4 triângulos. Agora é só decidir o conteúdo e completar a "tabela". O objetivo é colocar a operação em uma parte do triângulo e no triângulo correspondente sua resposta. Depois de todo o tabuleiro preenchido, é hora de recortar. Com as peças soltas os alunos, que poderão estar em duplas ou trios, quem sabe competindo entre a turma toda, devem resolver as equações, encontrar seu resultado no quebra cabeça e "remontar" o grande quadrado. Ganha quem finalizar primeiro!

Função...em todo lugar

Os alunos da 8ª série da EBM Elizabetha A. Pavan estão produzindo um vídeo com diversas aplicações das funções em diferentes contextos. Aqui uma prévia dessa produção, onde os alunos construiram uma maquete do sistema solar e com os conceitos de translação e rotação, aplicaram o princípio da Função, que como vocês já sabem, é uma relação de dependência entre grandezas.....