Diversos

Um lugar para postar coisas que também fazem parte da nossa escola.....



Esse ano (2012), a EBM. Elizabetha Andreazzo Pavan está desenvolvendo sua rede temática em forma de gincana Multicultural. Ela acontecerá durante todo o ano, com várias atividades interdisciplinares. Os temas são diversos e foram retirados das próprias falas dos alunos e de projetos adotados pelo município de Concórdia que devem ser trabalhados em todas as UE.


Intencionalidades do Projeto
De acordo com a práxis adotada pela Rede Municipal de Educação de Concórdia, esta Unidade Escolar desenvolveu sua Rede Temática de modo a trabalhar as diferentes áreas do conhecimento a partir de falas de seus alunos.
Levando em consideração que o aluno é o ponto de partida, e por ele todas as ações serão desencadeadas, o plano de trabalho coletivo e interdisciplinar toma forma de uma gincana multicultural, que será desenvolvida durante o ano todo.
As atividades contempladas nessa Gincana, além de trabalhar o conhecimento científico e específico das diversas áreas, também tratará de assuntos transversais, de coletividade, cooperativismo, trabalho em equipe, criatividade, expressão e comunicação.
Cada grupo será formado por alunos de todas as séries, com o objetivo de trabalhar a coletividade, amizade e integração entre eles. Os funcionários e a comunidade também estarão envolvidos nas tarefas.
Os pontos serão computados ao longo do ano letivo, e a Gincana será concluída no mês de novembro, com tarefas rápidas, de cunho cultural e esportivo. 

Cronograma

Mês de Março
  • Leitura pública 26/03 – cada equipe deverá apresentar a leitura sobre a água, dia da mulher, escola , saúde e nutrição.
26/03 (4ª aula) : quarta-feira 21/03 - sortear temas por equipes – recreio um pouco maior para as equipes se organizarem e retirarem o material. (Janete estará à disposição durante o recreio)
  • Lixo Reciclável – toda segunda feira as equipes devem trazer o lixo reciclável.
  • Horta – determinar o grupo e o canteiro correspondente, dar início ao trabalho, envolver comunidade (alguém que auxilie na preparação dos canteiros). Começa na segunda feira última aula e intercala. Até o fim de março os canteiros devem estar prontos para o plantio.
Estufa- cada grupo ficará responsável para confeccionar a sua
Tarefa – trazer adubo adequado para seu tipo de planta.
  • Profissões – apresentação dia da escola – criar uma apresentação envolvendo as funções existentes na escola, demonstrando sua importância. Profissões do mês : dia 03/03 Meteorologista, 12/03 Bibliotecário, 19/03 Carpinteiro e Marceneiro – depois de sorteado, cada grupo deverá fazer um desenho com acróstico ou poesia para expor em forma de cartaz.
  • Educação financeira – (toda segunda feira na 1ª aula- profª responsável: Aline)– o líder da equipe deve acompanhar a pesagem do lixo, anotando o que foi recolhido para posteriormente produção de gráficos e análise financeira dos resultados.
 


As atividades já estão em andamento. Posto hoje fotos dos alunos trabalhando sobre as profissôes, na horta escolar, e pesando o lixo reciclável. 













Adicionar legenda